quarta-feira, 3 de junho de 2009

Rotina

Por que será que o homem – sábio, desenvolto, poderoso – é o único da espécie animal que se submete à opressão da rotina?! Quem já viu um passarinho – que viva em liberdade, claro – cagar todo dia no mesmo lugar?! Ou comer, não quando sente fome mas quando alguém determinou que é a hora de comer. Ou se exercitar em hora e local determinados. 
Para aprender as coisas é preciso, diariamente e marcado pelo som de sirenes histéricas, enclausurar-se entre quatro paredes e um teto e um chão, sentar-se (afinal em outra posição o conhecimento se esvaece), fazer silêncio, não mover-se, não piscar, não emitir sons e, preferencialmente, não respirar.
E a rotina vence, escraviza. Há de se ter dia para ir ao supermercado, para estudar inglês e espanhol, para fazer as unhas e os cabelos, para ir ao cinema, para beber e para trepar. Normalmente com hora marcada também.
Mas é preciso rotina para que haja ordem no mundo. Mas e a ordem?! Subproduto da rotina ou seria o oposto? Deixa prá lá, tenho que sair agora pois às 16h30 começa minha terapia, às 17h20 tenho aula de música, e às 19h10...

Nenhum comentário:

Postar um comentário